Fotografia profissional: a diferença de quem acompanha a evolução da técnica há mais de 40 anos

Hoje quase todo mundo tem um smartphone com uma câmera de ótima qualidade e compartilha seus cliques nas redes sociais. Mas a história da fotografia começou há milhares de anos, ainda com experiências feitas no dia a dia de alquimistas e cientistas.

Lá no início dessa história, os processos para se obter uma imagem eram complexos e exigiam bastante disposição, tanto de quem fazia o clique, quanto de quem seria fotografado. O que se considera como primeira fotografia propriamente dita é uma obra do inventor francês Joseph Niépce, de 1826. Já a primeira foto colorida foi feita em 1861 por um escocês chamado James Clerk Maxwell. 

E por muito tempo, fotografar era uma prática exclusiva de fotógrafos, que possuíam o equipamento necessário e o conhecimento técnico para operá-lo. Foi só em 1901 que a empresa Kodak lançou um modelo de câmera para ser comercializado e com valor mais acessível para as pessoas. A Kodak Brownie custava um dólar.

Desde então, os processos fotográficos evoluíram e a tecnologia passou a ser uma aliada na arte de eternizar emoções. Se há algumas décadas as fotografias registravam apenas os momentos mais marcantes da vida, como aniversários e casamentos, com a chegada da foto digital, essa realidade mudou bastante. Hoje é possível fazer uma foto da xícara de café quentinho logo de manhã para compartilhar com a família no grupo do Whatsapp. 

Ainda que qualquer pessoa possa fazer lindas fotos com o próprio celular, o fotógrafo tem olhar apurado, conhecimento técnico e equipamentos que garantem registros diferenciados, como não deixar passar em branco o olhar apaixonado dos recém-casados diante da bênção na igreja.

Para quem trabalha com fotografia profissional, acompanhar a mudança do sistema analógico para o digital não deixa de ser um desafio, mas muito interessante. Isso porque faz toda a diferença conhecer os processos e aprender, constantemente, como a tecnologia pode ampliar as possibilidades de captar momentos especiais. 

Ao longo de mais de 40 anos de dedicação à fotografia, a equipe da Roses Fotos também acompanhou a modernização de câmeras, de equipamentos que acompanham uma sessão e de tratamentos de imagens. Sempre de olho nas tendências e sem esquecer de toda a trajetória envolvendo a marca Roses Fotos, a equipe segue se qualificando e buscando o que há de mais novo no mercado para entregar um trabalho cada vez melhor. 

Assim como a fotografia evolui, quem está por trás das câmeras também precisa estar em contínuo aprendizado para transmitir com fidelidade todos os sentimentos e emoções que compõem uma imagem que será eternizada.

compartilhe